A técnica do IMPRO ajuda a se conectar com a espontaneidade, a liberar a criatividade e adquirir a capacidade de criar e encenar histórias simultaneamente. Atrever-se a avançar ao desconhecido da narrativa. Confiar no outro. A improvisação é mais do que fazer rir, é uma forma de melhorar a criatividade no trabalho e de melhorar a comunicação, a colaboração e o trabalho em equipe. Trata-se de aprender a escutar o outro e a construir algo que é maior do que o individual. O improvisador é ator, diretor e dramaturgo ao mesmo tempo, sendo totalmente responsável pela criação. A improvisação se baseia em uma série de princípios capazes de serem desenvolvidos como se fossem um músculo e que repercutem em todas as facetas da vida: a adaptação, a escuta, a se valorizar, a não se frustrar diante do fracasso, a arriscar-se ao desconhecido, a confiança no outro, a solidariedade e cooperação e como conseqüência de tudo isto, o sucesso e a diversão. Improvisar não se trata de fazer algo de uma maneira determinada e sim de deixar livres os próprios recursos para encontrar algo novo.
Com ou sem emoção? Com muita emoção! Participar do 4º Encontro Internacional de Improvisação em Costa Rica com certeza já seria inesquecível para os integrantes da cia Teatro do Nada, mas tornou-se surpreendente!!!! Os atores vivenciaram um terremoto, às 8h40 ( horário local), na quarta-feira, (05/09) que atingiu 7.6 na escala Richter. Apesar do susto, ninguém se machucou ou houve danos! ( melhor assim!). E ainda de pijamas e eufóricos com a manifestação da natureza, os atores correram para o facebook e relataram a experiência. Cada um da sua maneira...
Ana Paula Novellino
"Como se não bastassem as novidades q estou vivendo por aqui, a terra tremeu!
e la fui eu correr de pijamas."
Claudio Amado
"San Jose, Costa Rica, 8:40 da manha
Estou tomando cafe da manha tranquilamente, comendo sucrilhos qdo percebo o leite da tigela balancando sozinho. So que nao era so o leite, o chao estava balancando tambem... TERREMOTOOOOO!!!!!
Saimos todos correndo pra fora e logo passou, mas que emocionante!!!! Foi de 7.9 na escala Richter ( nunca achei que fosse usar isso na vida algum dia), aparentemente nao houve nada de mais grave, parece q foi um terremoto profundo, foi sentido na Nicaragua tbem. Realmente, eh como se o mundo estivesse em turbulencia!!!"
Pedro Figueiredo
" terra tremeu cedo e a tarde fui conhecer um vulcão! Apesar dos 7.9 na escala Richter,
ta tudo bem !"
Taiyo Omura
"San Jose, Costa Rica, 8:40 a.m - 7.9 na escala Richter. - o bagulho tremeu tudo!!! meu 1º terremoto".
Com um misto de português, espanhol e "portunhol" a dupla Ana Paula Novellino e Claudio amado, acompanhados de Pedro Figueiredo ( luz) e Taiyo Omura (som) agradou público e estudiosos de Impro. Eles apresentaram o espetáculo " 2 é Bom", no sábado (1º de setembro), no Teatro Giratablas, durante o 4º encontro Internacional de Improvisação de Costa Rica. E garantem, a moral ficou alta após performance e a troca de experiência com as Cias do México, Argentina e Costa Rica tem sido incrível. Isso é Teatro do Nada!
Ana Paula Novellino, Claudio Amado, Pedro Figueiredo e Taiyo Omura passando som e luz antes da apresentação de "2 é Bom" no Teatro Giratablas - Costa Rica. ( 4º Encontro Internacional de Improvisação)
Clipping 2012 - "2 é Bom" 4º Encontro Internacional de Improvisação de Costa Rica
link: http://www.semanario.ucr.ac.cr/index.php/noticias/cultura.html