MOSTRA TEATRO DO NADA - Teatro Ziembinski/Agosto2011





MOSTRA TEATRO DO NADA



Em seus 8 anos de existência, a Cia. Teatro do Nada vem desenvolvendo um trabalho consistente e aprofundado em torno da Improvisação Teatral Contemporânea. O resultado desta pesquisa foi a criação dos espetáculos Nada Contra, Improzap, Dois é Bom e Segredos, cada um com uma estrutura e uma narrativa própria e diferenciada.
É com essa diversidade que a partir de 5 de agosto, o Teatro Municipal Ziembinski vai receber a Mostra Teatro do Nada: minitemporadas destes 4 espetáculos em horários variados. Abaixo, segue a programação das próximas 5 semanas desta Mostra:


NADA CONTRA
De 5/8 a 14/8
Sextas, sábados e domingos às 20h
Teatro Ziembinski: Av. Heitor Beltrão, s/ n° - em frente ao Metrô São Francisco Xavier
Telefone: 3234-2003
Ingressos a R$ 20,00
Classificação etária: a partir de 12 anos


NADA CONTRA é um espetáculo divertido, baseado nas técnicas de improvisação do Teatro-Esporte. Contemplado com o prêmio Myrian Muniz de Teatro FUNARTE/Petrobras, este espetáculo acontece como uma partida de teatro, onde há um juiz convidado da noite que dá notas às histórias, duas equipes de atores que se confrontam em jogos teatrais e um Apresentador (MC) que conduz a disputa. O texto é inventado na hora pelos atores-improvisadores; as histórias surgem espontaneamente sem nenhuma combinação prévia, com a participação dos improvisadores do som e da luz, que jogam com os atores criando atmosferas. Os roteiros são criados coletivamente diante dos olhos atentos da platéia. Uma espécie de “Jam Session” de criação e encenação de histórias. A platéia participa votando nas histórias preferidas e também contribui com sugestões que vão nortear as improvisações: um título para uma história, uma época, uma palavra para inspirar os atores, etc. Um teatro diferente, uma experiência divertida que fascina pela criatividade, pelo risco, e pela rapidez de raciocínio do elenco que é ao mesmo tempo ator e autor do espetáculo.
NADA CONTRA, além de levar ao público uma nova série de jogos de improvisação, vai potencializar a participação do público na cena. No último jogo da noite, o Free Impro, será sorteada uma pessoa da platéia para participar, caso ela deseje, da improvisação junto com os atores.



IMPROZAP, Improvisação com Estilo
De 19/8 a 4/9
Sextas, sábados e domingos às 20h
Teatro Ziembinski: Av. Heitor Beltrão, s/ n° - em frente ao Metrô São Francisco Xavier
Telefone: 3234-2003
Ingressos a R$ 20,00
Classificação etária: a partir de 12 anos



Em 2009, a Cia. Teatro do Nada estreou seu terceiro espetáculo de Improvisação– IMPROZAP, Improvisação com Estilo. Este espetáculo é um amadurecimento na trajetória da companhia, pois as histórias improvisadas têm estruturas e narrativas mais elaboradas, com uma duração maior (nos primeiros espetáculos elas duravam em torno de 5 minutos, mas agora terão em torno de 20 minutos), caracterizando o Longform. Neste formato, onde não há a competição entre dois times, o acabamento dramático e a definição de personagens são mais consistentes; os improvisadores criam histórias inspiradas em autores e vertentes dramatúrgicas – nos estilos de Shakespeare, Suassuna, Brecht, Tarantino, Martins Pena, Ibsen no estilo Bíblico, do universo de Nelson Rodrigues, entre outros estilos que o público escolherá para ver naquela noite. Cada estilo traz uma narrativa própria e um tipo de interpretação que marca a história, trazendo uma pluralidade ao espetáculo de Improvisação, inédita nos palcos brasileiros. A ausência de figurino (roupas cotidianas em cena) apóia a variedade de personagens que são criados no espetáculo e os oito cubos usados em cena se transformam em diversos objetos (cadeiras, camas, totens, muros, etc.) e contribuem para a construção do ambiente cênico.
IMPROZAP vem reforçar a marca teatral da Cia. Teatro do Nada – a construção cênica e dramatúrgica ao vivo, sem combinação prévia, que encanta pelo risco de se entrar em cena no vazio e pela criatividade do elenco que é ao mesmo tempo autor e diretor do espetáculo.


FICHA TÉCNICA CIA. TEATRO DO NADA:

Direção: Vinicius Messias e Luca de Castro
Atores–improvisadores: Ana Paula Novellino, Cláudio Amado, Éber Inácio, Ivan Fernandes, Lola Borges, Luca de Castro, Pedro Figueiredo e Vinicius Messias
Improvisação de Trilha Sonora: Tayio Omura
Improvisação de Iluminação: Apolo Pinto
Realização: Cia. Teatro do Nada

0 comentários:

Postar um comentário